Concepções Música | Cenários | Figurinos Piolin

     A criação imagética do espetáculo, no que tange ao cenário, figurinos e adereços, traz o clima de um circo, no sentido mais tradicional que essa palavra carrega, propondo com esta estética, transportar o público para o ambiente onde se desenrola a história de Abelardo Pinto, o palhaço Piolin.

     O palco é definido por uma lona redonda com 07 metros de diâmetro, representando o picadeiro do circo, delimitada por uma trança de tecido e vasos com flores vermelhas, que fazem alusão ao pano de roda, e o público senta-se ao redor e frontalmente. Suspenso por uma vara de pescar fica um guarda-chuva que representa a lona do velho circo de Piolin e que é baixado durante o espetáculo no momento em que o circo é despejado, e suspenso novamente no momento em que o circo Piolin é montado para sua homenagem no vão livre do MASP.

São utilizados, de forma lúdica, portagens, acrobacias e equipamentos de circo como bolinhas de malabares, arcos e prato de equilíbrio reforçando a linguagem escolhida. Temos 4 tinas de madeira que mudam de lugar e se transformam conforme a necessidade das cenas.

     Os figurinos remetem a seres atemporais, trazendo a lógica de que os atores representam histórias do passado para falar do presente em uma crítica social aos moldes vividos pelas pessoas na atualidade, em que constata-se que apesar da passagem do tempo, as injustiças e atrocidades continuam abalando a sociedade. Dessa forma, passado e presente se misturam na tentativa de reinventar um futuro melhor.

     As músicas do espetáculo, cantadas ao vivo acompanhadas de instrumentos musicais, são de criação totalmente autoral pelos integrantes do espetáculo e também dialogam com o universo circense, produzindo um ambiente sonoro rico e diverso.

     Todo o conjunto de criação estética do espetáculo seguiu a necessidade de trazer um clima de melancolia e nostalgia, em sintonia com o que foi percebido coletivamente sobre o universo circense e os materiais visitados durante a pesquisa.

%d blogueiros gostam disto: