A Ciranda do Villa

Nossa história começa quando o pequeno e curioso Tuhu – apelido dado a Heitor Villa-Lobos em sua infância e que significa “labareda” em tupi – se entusiasma para conhecer o mundo.

Ao receber a visita de Tia Fifina e sua trupe – Carlinhos, Manu e Tutuco, respectivamente, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Arthur Rubinstein – o menino deseja viajar. Mas seus pais o impedem, em função da pouca idade. De consolo, Tuhu recebe uma viola de presente de Fifina.

Triste, o menino adormece sobre o instrumento e durante o seu sonho parte para uma incessante busca para descobrir a música. Faz então uma viagem por todas as regiões do Brasil – situação ocorrida na vida de Villa-Lobos quando adulto e que serve de base para toda a sua obra posterior.

Nessa viagem, o menino se depara com figuras do folclore brasileiro, com as culturas regionais e com cantigas populares. Ao enfrentar o desconhecido, Tuhu passa a conhecer alguns meandros da música. No nordeste, harmoniza um coro de feirantes que têm medo do lobisomem; no norte e centro-oeste, convidado pelo saci e enfrentando a fúria do curupira, aprende o ritmo com uma tribo indígena; no sul e sudeste descobre a melodia por meio dos sons incessantes da vida urbana e das bocas falantes da mulher de branco.

Assim, Tuhu ao se inspirar em mitos da cultura brasileira, descobre a sua musicalidade; fato que mais tarde se tornou realidade na vida desse grande compositor da música brasileira.

Texto: Evill Rebouças

Direção Geral: Gira de Oliveira

Direção Musical: Bakhy

Elenco: Aila Rodrigues, Alba Brito, Cristiane Guerreiro, Jéssica Nascimento, Luana Curti, Vera Carnevali e Vanessa Menezes ( ou Juliane Pimenta).

Figurinos e Adereços: As Mariposas

Fotos: Manu Costa

Veja as indicações a prêmios e críticas.

 

Filmagem na íntegra:

Se desejar, deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: